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quarta-feira, março 20, 2013

Saladas Leves

Saladas que Auxiliam no Emagrecimento


Quando o assunto é Alimentação Saudável, logo vem em mente a SALADA. Essa costuma ser campeã do cardápio, pois as folhas e legumes são ricos em carotenoides, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, além desses alimentos ajudar na digestão e tirar aquela sensação de moleza que costumamos sentir após cada refeição pesada.



Renata Maria Padovani,do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentos da universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP), Garante que começar a refeição pela salada, intensifica o efeito dos alimentos, melhora a flora intestinal e , de quebra, faz você comer menos os pratos calóricos.


Combinações:


  • Cores: 
Quanto mais colorida for,mais benefícios ela trará.Combine vários tipos de folhas, como ALFACE,AGRIÃO,ACELGA,RÚCULA,ALMEIRÃO,ESCAROLA . Enriqueça com LENTILHA,FEIJÃO ou SOJA Cozidos. Inclua também Legumes: CENOURA,BATATA,BETERRABA,BERINJELA e ABOBRINHA. Para ousar, acrescente frutas, como ABACAXI,MAÇÃ,MANGA,ABACATE entre outras.


  • Temperos: 
Use azeite ( mas com moderação), vinagre balsâmico, suco de limão e molhos à base de iogurte,maionese light e mel.Abuse de ervas como MOSTARDA,COENTRO,MANJERICÃO,HORTELÃ e ERVA-DOCE.    


  • Refeição Completa:
Monte a salada com todos os nutrientes contidos numa refeição. Além das folhas, acrescente carboidratos, como batatas cozidas ou torradinhas. Inclua também uma porção de proteína- fatias de queijo branco ou tiras de peito de frango grelhados.

 


  • Algumas curiosidades:


As Verduras se deterioram rapidamente. Na hora de comprar, verifique se não há folhas queimadas ou amareladas. Pequenos furos podem indicar a presença de larvas e insetos.

- Os temperos estimulam as funções digestivas, geralmente lentas em pessoas com anemia e problemas nervosos.

- Bactérias conseguem se fixar facilmente nas folhas verdes, causando contaminação. Por isso, lave-as bem em água corrente. Depois, deixe-as de molho por 30 minutos em uma solução com 1/2 colher de bicarbonato de sódio e 1 Litro de água; Pode ser feito também com água sanitária: para cada 1 litro de água, adicionar 1 colher (sopa) do produto. Depois, lave em água corrente.

quinta-feira, março 14, 2013

Será que são Saudáveis mesmo?

Li uma reportagem na Revista  Super Interessante essa semana, e como me propus aqui, sempre compartilhar conhecimentos adquiridos, achei muito Interessante compartilhar esse com Vocês. Espero que Gostem, embora não seja uma matéria escrita por mim, mas é uma matéria que chegou até mim e depois de lê-la percebi que tem muito haver com nossos interesses em comum.


Na era da saúde, pega bem dizer que você não toma refrigerante, come barras de cereais todo dia e chocolate, só diet. Se você é desses, seu mundo está prestes a cair. É que tem muitos alimentos que são bem menos saudáveis do que imagina a nossa vã filosofia. Confira quatro exemplos na lista a seguir:


Sopas Prontas:


Por que parece saudável?
Uma sopinha quente parece ser a melhor comida do mundo quando ficamos meio adoentados. Cozinhar legumes e ferver a água demora muito? Talvez as misturas prontas – as famosas sopas de ‘pozinho’ – resolvam o problema.
Por que não é?
Apesar da praticidade, as misturas de sopa têm gorduras e conservantes de sobra. E sódio. Muito sódio. Em alguns casos, uma única porção pode ultrapassar a quantidade diária recomendada do mineral. Como você pode imaginar, isso não é bom.
“A longo prazo, esse produtos podem causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer”


Chocolate DIET:
Por que parece saudável?
Basicamente, a lógica é que se o chocolate é diet, ele tem menos açúcar e, portanto, menos calorias. Saudável demais! Só que não.
E por que não é?
Os alimentos diet são aqueles em que há retirada de algum ingrediente da formulação, sendo o mais comum o açúcar. Mas isso não quer dizer que eles são necessariamente mais saudáveis. Com a retirada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. No fim das contas, neste caso o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional. Vantagem zero (exceto se você não puder consumir açúcar, é claro).
Com os alimentos light, a coisa não é muito diferente. Normalmente, os alimentos light têm 25% menos gordura, sal ou açúcar que os comuns. O problema é que, segundo a nutricionista Camila Barreto, “a redução é em relação ao alimento tradicional”. Ou seja, mesmo reduzidas, essas quantidades podem ser maiores do que o que é recomendado.

Suco de Frutas:
Por que parece saudável?
Você sabe desde pequeno que frutas são saudáveis. Mas sucos são muito mais fáceis de carregar e não estragam se você esquecer a caixinha fechada na despensa por semanas. Afinal, é tudo a mesma coisa.
Por que não é?
O problema está na quantidade de açúcar na receita. Não faz diferença se for néctar, suco de caixinha ou suco em pó.– todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Aliás, até os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta’ estão na lista negra. Um “suco natural” industrializado, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros. Nosso corpo não é adaptado para suportar doses cavalares como essa o tempo todo. A produção de insulina, por exemplo, pode sobrecarregar e dar pau – e sem esse hormônio, que gerencia o processamento de açúcar no organismo, você se torna diabético. Ou seja, está na hora de voltar a frequentar o sacolão.

Barrinha de Cereal:
Por que parece saudável?
Tem pedaços de frutas, vitaminas, proteínas e muitos sabores para escolher. E as fibras fazem bem para o funcionamento do intestino.
Por que não é?
Existem barras de cereais saudáveis. Mas nem todas são. Os vilões você já conhece: o açúcar em excesso e a gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras.
Da próxima vez, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes que estão na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais. Além disso, outra dica é variar, comendo outros alimentos como lanches entre as refeições.

 Fiz Uma Matéria, e deixei uma dica de COMO FAZER BARRINHA DE CEREAL.




quarta-feira, março 13, 2013

Cuidados com a Pele

Limpe a Pele

A Limpeza é, em qualquer idade, fundamental para mante-la saudável e livre de bactérias, Geralmente, deve ser feita com um Sabonete neutro e ou  o indicado pelo dermatologista.
O uso de tônico, também é de grande importância, pois ele regula o pH da pele e facilita a penetração de outros cremes.
Dermatologistas recomendam: Coloque uma compressa gelada com chá de camomila na área dos olhos e deixe por 20 min; isso faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e melhora a pigmentação da pele.



Evite alguns males

Comer muita gordura, abusar do álcool e fumar, são três grandes vilões da pele bonita. 
É de grande importância o uso de um bom protetor solar, manter uma alimentação saudável, abolir o uso de tabaco e não consumir em excesso bebidas alcoólicas. Isso não somente para uma pele saudável, como todo um sistema.
Para reverter o envelhecimento, ressecamento, manchinhas e coceiras, o ideal é investir pesado na Hidratação.
Tomar banhos curtos com água em temperatura ambiente, e logo depois, fazer uma boa hidratação com o hidratante específico para o seu tipo de pele ( Rosto);


Vitamina C

O Uso de cremes à base de vitamina C, ajuda  manter a pele firme, pois esse tipo de produto ajuda muito na produção de colágeno, combatendo a flacidez.

Esfoliação

A Esfoliação é importante para a renovação das células da pele. Essa limpeza permite que os produtos específicos para brecar o envelhecimento, penetrem na pele de maneira mais eficaz e façam um efeito mais visível.Podendo até tirar manchas superficiais.



Lembre-se; sempre depois de uma esfoliação, não 
esquecer de hidratar bem a pele, principalmente se sua pele for seca.



Máscaras faciais

Estas máscaras deve ser integradas ao programa de beleza de cada tipo de pele.Uma das principais causas de envelhecimento da pele, é a elasticidade,que é causada por desidratação.
Sua aplicação é aconselhável, principalmente na pele seca,sensível e frágil. Esse tipo de máscara repõe  a umidade paras as camadas mais profundas da pele, devolvendo a elasticidade.
É aconselhável usar ao máximo 2 vezes por semana.

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