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quinta-feira, junho 28, 2012

Mito ou Verdade? Duvidas Sobre Dietas

Alimentar-se de forma saudável , várias vezes ao dia, aprender a controlar os impulsos e praticar exercícios físicos.Tudo isso não é Mito.Porém, muitas das vezes que vamos trocar experiências com pessoas que também, entraram em algum tipo de dieta, sempre surgem algumas dúvidas.


Conheça 7 mitos e verdades que permanecem sempre, depois de uma papinho com as amigas que estão no mesmo caminho: EMAGRECER



O Leite Desnatado, tem menos cálcio que o Integral?

-MITO-Única coisa que o Integral tem a menos que o desnatado, é a Gordura.Por isso ele tem menos Calorias também.Por isso muitas vezes, é sugerido que substitua o Integral pelo Desnatado, para que haja um controle maior em relação as Gorduras Saturadas,Calorias e também controle o Colesterol.




As Gorduras Fornecem mais calorias ao Alimento?


-VERDADE-Os Macronutrientes, são responsáveis por fornecer calorias ao alimento.Eles são: CARBOIDRATOS, PROTEÍNA E GORDURAS.Cada grama de Carboidrato ou Proteína, fornecem em média 4 gramas de Calorias, já a Gordura apresentam, por grama, 9 calorias sendo a mais calóricas entre o Grupo.


Cem gramas de Maçã, pode ter a mesma caloria que 10 gramas de Chocolate?


-VERDADE- A Maçã possui uma grande quantidade de água, oque diliu os Nutrientes.No chocolate, por ser mais sólido, os nutrientes acabam ficando mais concentrado.Portanto, é aconselhável consumir alimentos ricos em água.Por serem menos calóricos, podem ser ingeridos com maior quantidade, dando a sensação de saciedade.




Comer CARBOIDRATOS à noite engorda?


-MITO- As calorias dos carboidratos, são as mesmas das proteínas e das gorduras, e oque provoca ganho de peso é o excesso de Calorias.Portanto o excesso de Carboidratos sim, pode causar o ganho de alguns quilinhos, como também o excesso de proteínas e gorduras.Procure ingerir à noite, alimentos com carboidratos complexos, são estes:Alimentos Integrais;(Arroz, Farinha e Aveia) Verduras, Legumes e as Frutas.É bom também, evitas alimentos ricos em carboidratos e que apresenta baixa quantidade de água, como; massa, pães e bolos.


Pular Refeições é uma Boa forma de Emagrecer?


-MITO- Quando fazemos isso, pode interferir na próxima refeição, Pois a fome aumenta e nem sempre conseguimos ser seletivos em nossas escolhas.Um dos grande problemas também, é o fato de que o organismo ao ficar muito tempo sem alimento, assim que ingerimos algo, o mesmo não passará pelo processo correto, e por estar tempo demais sem alimentar-se, o organismo absorve não somente o necessário, como também as gorduras e excessos.Oque prejudica a Queima das calorias dos alimentos ingeridos.


Sopa de repolho e suco de Limão, aceleram o emagrecimento?


-MITO- Não existe alimentos que queimam gorduras!O efeito da sopa na perda de peso, deve-se ao fato de serem menos calóricas.É preciso muito cuidado, pois elas são de rápida absorção, que não saciam por completo,podendo resultar na sensação de fome, antes mesmo da próxima refeição.




Comer carne vermelha, faz mal à Saúde e torna difícil a perda de peso?


-MITO- A Carne vermelha é um alimento muito importante para nossa saúde, pois além de ser rica em proteínas, ela também contém ferro, que pode ser facilmente absorvido.NÃO HÁ ALIMENTOS RUINS, E SIM DIETAS MAL FEITAS. Procure comer carnes que tenham pequena quantidade de gordura, pois essas são muito mais calóricas e podem interferir no mau Colesterol.



terça-feira, junho 19, 2012

Festa Junina

Apesar do elevado valor calórico, as comidas típicas de festa junina contam com nutrientes importantes ao organismo. Para aproveitar os benefícios da gastronomia junina sem prejudicar a manutenção do peso a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi Rodrigues, indica algumas substituições simples que vão tornar as comidas juninas menos calóricas, além de destacar quais são as principais funções nutritivas dos ingredientes básicos dos pratos. Confira:



Arroz doce (100g = 160 calorias): o arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.







Bolo de fubá (100g = 350 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é boa fonte de fibras e vitamina A. As calorias podem ser reduzidas para 222 (100g) optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno.

A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo as 311 calorias para 178 (100g) e para a canjica, diminuindo de 226 para 165 calorias (100g). No caso da pamonha (100g = 171 calorias), a nutricionista indica dar preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.


Já a Pipoca pode ser preparada sem óleo ou manteiga. Kátia explica que o milho deve ser colocado dentro de um saquinho de pão. Feche bem a extremidade do saco, leve ao forno ou micro-ondas por alguns minutos na potência alta. Na hora de salgar, utilize sal em spray. "Além de temperar por igual, essa salmoura hidrata a pipoca, corrigindo o ressecamento causado pela ausência de gordura", completa.

Tapioca: rica em carboidratos e com elevado teor energético, a tapioca é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Deste modo, a dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. Um exemplo citado pela nutricionista é o Romeu e Julieta, que pode ficar menos calórico ao escolher geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena de 20g = 28 calorias).

Pé de moleque (100g = 487 calorias); paçoca(100g = 484 calorias): o amendoim é classificado como uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura, tem elevado teor calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação.






Pinhão (100g = 174 calorias): fonte de carboidratos, o pinhão tem um significativo teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Suas propriedades auxiliam no aumento de anticorpos no organismo.
Vinho quente (100ml = 120 calorias): por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes como os flavonoides - que combatem os radicais livres - e o resveratrol - que possui efeito cardioprotetor. Devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação.







Não é Preciso deixar de Curtir a Festa e Se Divertir: Pois, existem maneiras de diminuir o valor calórico dessas receitas, anote aí dicas light de pratos típicos de festa junina:Para quem gosta de milho, uma receita de pamonha light.Bata doze colheres de milho verde com uma xícara de leite desnatado, duas colheres de sopa cheias de coco, uma colher de sobremesa de margarina light, duas colheres de sopa de adoçante culinário e uma colher de chá de sal, no liquidificador até ficar uma massa homogênea. Unte um refratário com margarina light e coloque a massa. Leve ao forno médio pré aquecido em banho Maria, em média 60 a 90 minutos. Depois de pronto polvilhe com canela em pó e sirva. Fica uma delícia e tem pouquíssimas calorias.A canjica light também é outra opção. Basta deixar 250 gramas de canjica de molho por quatro horas em água fria. Escorra e troque a água e leve para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Quando estiverem no ponto, escorra novamente a água e acrescente uma xícara e meia de leite desnatado levando para ferver mais um pouco. Acrescente duas colheres de sopa de adoçante culinário e polvilhe com canela.Também é uma receita de dar água na boca e que possui um baixo índice calórico. Basta substituir os pratos calóricos por esses light e se divertir e comer nas festas juninas.

sexta-feira, junho 08, 2012

Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar

Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.




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quinta-feira, junho 07, 2012

ANOREXIA.

Oque é?

É o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.A pessoa costuma usar meios poucos usuais para emagrecer.Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito,jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo.Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desiquilíbrio dos componentes sanguíneos.


Como é o paciente com Anorexia?



O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega esta doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo esta errado. A pessoa não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas  podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme.Ai os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental.Pessoas com anorexia, podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.

Há dois tipos de pacientes com anorexia;Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados BINGE. Nesse episódios os pacientes comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.

Sobre quem a anorexia costuma incidir?

As mulheres são largamente mais acometidas pela anorexia, entre 90 e 95 % dos casos são mulheres. A faixa etária mais comum é a dos adultos jovens e adolescentes podendo atingir até a infância, o que é bem menos comum. A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando uma estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há necessidade maior de ganho calórico; se não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal. Caso o episódio dure poucos meses o crescimento pode ser compensado. Sendo muito prolongado impedirá o alcance da altura geneticamente determinada.




Tratamento:


O tratamento de anorexia continua sendo difícil.Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho do peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família. A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador.

Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente ao leito para que ele não retire a sonda.

Importante saber, que em suspeita de Anorexia com amigos, familiares ou até mesmo com você mesmo, a melhor solução é buscar ajuda de um profissional. Não tenha medo muito menos vergonha; Pois a vida é o que mais importa.










sábado, junho 02, 2012

Metabolismo Acelerado

Oque é Metabolismo?

O metabolismo é o conjunto de reações fisiológicas responsáveis por manter as funções básicas, como a respiração, circulação, etc. Na prática, é a quantidade de calorias de que o corpo precisa para funcionar bem.


Metabolismo acelerado é forma de se manter magro (a).



Você já reparou que duas pessoas podem comer a mesma quantidade de alimentos e praticar os mesmos exercícios, mas ter pesos diferentes? É que cada corpo usa as calorias de forma diferente: uns, precisam de muita energia para funcionar; outros, de pouca. Agora, é hora de conhecer o seu metabolismo e aprender a usá-lo a seu favor!

Filippo Pedrinolla, endocrinologista, explica que o metabolismo é o conjunto de reações fisiológicas responsáveis por manter as funções básicas, como a respiração, circulação, etc. Na prática, é a quantidade de calorias de que o corpo precisa para funcionar bem. Quando dizemos que uma pessoa tem “metabolismo lento”, significa que seu corpo gasta menos calorias que o de alguém com um metabolismo normal ou acelerado.“E o que eu ganho com isso?”. A vantagem de ter um metabolismo mais lento é que a pessoa consegue viver com menos calorias e, por isso, não precisa comer muito. O problema é que fica também mais fácil ganhar peso, caso ela queira comer o mesmo que alguém com metabolismo normal. No caso do metabolismo acelerado, a pessoa não apenas “pode comer mais”, como precisa disso para se manter saudável. Assim, fica mais fácil emagrecer, porém também fica mais difícil manter a energia.


Calorimetria

Para saber como montar sua dieta ou sua planilha de exercícios, primeiro é preciso conhecer seu metabolismo. Recentemente, chegou ao Brasil a técnica da calorimetria, que mede de forma rápida e não-invasiva o gasto calórico de cada pessoa. Leandro Vaz, médico esportivo, nutrólogo e diretor do Golden SPA em Brasília, trouxe esse método da Espanha, e aposta que logo será adotado por muitos outros médicos no país.
O procedimento é simples: o paciente respira durante 10 a 15 minutos através de um tubo, e um aparelho irá comparar a entrada e saída do oxigênio. Em cerca de 20 minutos, o médico saberá quantas calorias foram gastas, e poderá comparar o resultado com os parâmetros ideais.
Como o exame se baseia no gasto calórico em total repouso, o paciente não pode ter freqüentado saunas, praticado exercícios físicos intensos, consumido bebidas alcoólicas ou com cafeína ou feito refeições nas horas que antecedem a consulta.

Dicas para acelerar o metabolismo:

Se, hoje, o seu metabolismo é normal, isso não significa que ele não irá mudar. Após os 45 anos,  a maioria das pessoas começa a perder massa muscular.



Conseqüentemente, como os músculos são os maiores consumidores de calorias do corpo, o metabolismo também cai. Mas não se preocupe: existem formas de elevar o metabolismo, ou simplesmente de mantê-lo em níveis normais. Pedrinolla dá as dicas:
- Musculação: a massa magra (muscular) é a principal responsável pelo gasto calórico, mesmo em repouso. Não é preciso levantar muito peso, já que a idéia aqui é apenas recuperar a massa perdida com o tempo ou manter uma proporção saudável de massa magra e gordura. Procure um professor e monte uma planilha adequada ao seu tipo físico, idade e objetivo.
- Aeróbica: exercícios aeróbicos são campeões em queimar calorias, mas as vantagens não param por aí: eles também melhoram o condicionamento cardio-pulmonar, protegendo você de uma infinidade de doenças.
- Proteínas: nunca exclua as proteínas da sua dieta! Além de essenciais para o bom funcionamento do corpo, elas aumentam a sensação de saciedade, ajudando a emagrecer. Além disso, elas ajudam a manter estáveis os níveis de insulina. O ideal é ingerir proteínas magras, como carne vermelha sem gordura, peixes, aves, grãos e laticínios desnatados.
- Moderação: não pule refeições nem corte muitas calorias de uma hora para a outra. Quando fazemos ações extremas como essas, o organismo reage diminuindo a perda calórica, para proteger o seu corpo. Ou seja, o esforço será em vão. Reduza no máximo 500 kcal por dia e procure não comer menos que 1200 kcal diárias.
- Dia-a-dia: mudar pequenos hábitos pode ser muito mais vantajoso do que você imagina. Estacione o carro mais longe (ou vá à pé), suba as escadas, ande com o cachorro, adquira um hobbie ao ar livre. Tudo para gastar algumas calorias a mais todo o dia, o que ao final do mês já terá, no mínimo, aumentado sua disposição.
- Dormir bem: em primeiro lugar, dormir muito tarde ou muito pouco estimula os petiscos à noite e desregula os horários das refeições, o que acaba com qualquer dieta! Além disso, a falta de sono também pode influenciar na liberação de hormônios que reduzem o metabolismo.




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