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terça-feira, junho 19, 2012

Festa Junina

Apesar do elevado valor calórico, as comidas típicas de festa junina contam com nutrientes importantes ao organismo. Para aproveitar os benefícios da gastronomia junina sem prejudicar a manutenção do peso a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi Rodrigues, indica algumas substituições simples que vão tornar as comidas juninas menos calóricas, além de destacar quais são as principais funções nutritivas dos ingredientes básicos dos pratos. Confira:



Arroz doce (100g = 160 calorias): o arroz é rico em carboidratos e tem elevado teor energético. Fonte de cálcio, o arroz doce pode ter seu valor calórico reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de alguns ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.







Bolo de fubá (100g = 350 calorias): rico em carboidratos e com elevado teor energético, o milho ainda é boa fonte de fibras e vitamina A. As calorias podem ser reduzidas para 222 (100g) optando por leite desnatado e adoçante artificial para forno.

A mesma substituição pode ser feita para o bolo de milho, reduzindo as 311 calorias para 178 (100g) e para a canjica, diminuindo de 226 para 165 calorias (100g). No caso da pamonha (100g = 171 calorias), a nutricionista indica dar preferência para adoçante artificial, leite desnatado e margarina light no preparo do prato, o que reduz para 162 calorias a cada 100g.


Já a Pipoca pode ser preparada sem óleo ou manteiga. Kátia explica que o milho deve ser colocado dentro de um saquinho de pão. Feche bem a extremidade do saco, leve ao forno ou micro-ondas por alguns minutos na potência alta. Na hora de salgar, utilize sal em spray. "Além de temperar por igual, essa salmoura hidrata a pipoca, corrigindo o ressecamento causado pela ausência de gordura", completa.

Tapioca: rica em carboidratos e com elevado teor energético, a tapioca é produzida a partir da mandioca. Porém, o valor calórico varia de acordo com o tipo de recheio. Deste modo, a dica é optar por recheios de frutas, evitando combinações com muito açúcar, leite de coco e leite condensado. Um exemplo citado pela nutricionista é o Romeu e Julieta, que pode ficar menos calórico ao escolher geleia de goiaba diet (uma colher de sopa = 68 calorias) e queijo minas light (1 fatia pequena de 20g = 28 calorias).

Pé de moleque (100g = 487 calorias); paçoca(100g = 484 calorias): o amendoim é classificado como uma semente oleaginosa, rica em potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco, fibras e gordura. Devido ao alto índice de gordura, tem elevado teor calórico e, por isso, deve ser consumido com moderação.






Pinhão (100g = 174 calorias): fonte de carboidratos, o pinhão tem um significativo teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Suas propriedades auxiliam no aumento de anticorpos no organismo.
Vinho quente (100ml = 120 calorias): por ser proveniente da uva, o vinho possui substâncias antioxidantes como os flavonoides - que combatem os radicais livres - e o resveratrol - que possui efeito cardioprotetor. Devido ao seu teor alcoólico, deve ser consumido com moderação.







Não é Preciso deixar de Curtir a Festa e Se Divertir: Pois, existem maneiras de diminuir o valor calórico dessas receitas, anote aí dicas light de pratos típicos de festa junina:Para quem gosta de milho, uma receita de pamonha light.Bata doze colheres de milho verde com uma xícara de leite desnatado, duas colheres de sopa cheias de coco, uma colher de sobremesa de margarina light, duas colheres de sopa de adoçante culinário e uma colher de chá de sal, no liquidificador até ficar uma massa homogênea. Unte um refratário com margarina light e coloque a massa. Leve ao forno médio pré aquecido em banho Maria, em média 60 a 90 minutos. Depois de pronto polvilhe com canela em pó e sirva. Fica uma delícia e tem pouquíssimas calorias.A canjica light também é outra opção. Basta deixar 250 gramas de canjica de molho por quatro horas em água fria. Escorra e troque a água e leve para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Quando estiverem no ponto, escorra novamente a água e acrescente uma xícara e meia de leite desnatado levando para ferver mais um pouco. Acrescente duas colheres de sopa de adoçante culinário e polvilhe com canela.Também é uma receita de dar água na boca e que possui um baixo índice calórico. Basta substituir os pratos calóricos por esses light e se divertir e comer nas festas juninas.

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